Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Plano Nacional de Cinema ESJP

Plano Nacional de Cinema ESJP

Captura de Ecrã (124).png

Charlotte "LotteReiniger (Berlim, 2 de junho de 1899 – Dettenhausen, 19 de junho de 1981) foi uma realizadora alemã e a maior pioneira da animação de silhuetas.

É muito conhecido o fato de Lotte Reiniger ser mestre na arte de animação com silhuetas. Seus diversos trabalhos no campo da ilustração com técnica de paper cutting tornaram-se conhecidos publicamente através de suas ilustrações de livros. Menos conhecida é a sua grande contribuição para o desenvolvimento de uma terceira técnica, a do teatro de sombras. Quando Lotte Reiniger definiu o teatro de sombras como um “jogo de sombras em movimento”, isso pareceu óbvio. Mas não fazia parte da tradição europeia de teatro de sombras. “Os teatros de sombra europeus sempre foram mais ambiciosos em apresentar belas imagens do que ser uma “encenação de sombras em movimento”, conclui Lotte Reiniger em seu guia para o teatro de sombras e animação.

Reiniger fez mais de 40 filmes ao longo de sua carreira, todos eles usando a sua própria técnica.  Seus  filmes mais conhecidos são As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) – o mais antigo longa-metragem de animação sobrevivente – lançado mais de 10 anos antes do longa-metragem de Walt Disney Branca de Neve e os Sete Anões (1937) – e Papageno (1935), com músicas de Mozart. Reiniger também é conhecida pela elaboração de uma precursora à primeira câmera multiplano.

Realização: Charlotte Lotte Reiniger, Alemanha, 1935

Duração: 11 minutos

Sem diálogos

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.