Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Plano Nacional de Cinema ESJP

Plano Nacional de Cinema ESJP

novosnormais001.jpg

A nossa vida está cheia de momentos que davam autênticos filmes e alguns de nós conseguem imaginar histórias que, com alguma criatividade, podem transformar-se em pequenos filmes muito interessantes.

És uma dessas pessoas?

Eis o desafio que te propomos:

Participa no concurso de vídeos/curtas-metragens “Novos normais” - um concurso sobre as mudanças e os desafios que a pandemia nos trouxe.

Novos Normais

Regulamento do concurso

Artigo 1. Tema do concurso

Os participantes devem elaborar um vídeo/ curta-metragem inovador(a) sobre as mudanças e os desafios que a pandemia nos trouxe, enquadrados no eixo temático: viver em tempos de pandemia - transformações sociais, emocionais, afectivas e/ou comportamentais.

Artigo 2 – Condições gerais

§ Os vídeos/curtas-metragens devem ser originais e inédito(a)s, com uma duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos, incluindo o título, autores e os créditos e no final os logótipos da ESJP e do PNC.

§ Os vídeos/ curtas-metragens deverão ser em língua portuguesa ou numa das seguintes línguas estrangeiras: Inglês, Francês ou Espanhol;

§ O programa e os meios para a realização do vídeo/ curta-metragem serão da responsabilidade do(s) autor(es).

§ Serão atribuídos 2 (dois) prémios:

- melhor vídeo/curta-metragem eleito(a) eleito pelo júri.

- melhor vídeo/curta-metragem eleito(a) pelo público;

 

§ Os participantes devem enviar os vídeos para o email do blog até ao dia 15 de janeiro de 2021. (bibliotecaescolar.esjp@gmail.com)

Artigo 3 – Destinatários

Alunos da ESJP, inscritos no ano letivo 2020/21: a participação no concurso poderá ser individual ou em grupo, neste caso o grupo não poderá ter mais de 3 participantes.

Artigo 4 – Responsabilidade dos Participantes

Ao participar no Concurso, os concorrentes declaram conhecer e aceitar os termos do presente Regulamento; são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual, ou outros que decorram da lei aplicável.

Artigo 5 – Calendário

§ Data limite para envio da ficha de inscrição: 18/ 12/2020

§ Data limite para envio da(s) curta(s)-metragem(ns): 15/01/2021

§ Data limite para envio de correções, se solicitadas: 25/01/2021

§ Divulgação dos vídeos/ curtas-metragens*: 01/02/2021

§ Votação no blog para eleição do melhor vídeo/ curtas-metragem: de 01/02 a 26/02/2021

§ Divulgação dos resultados: 01/03/2021

§ Entrega de prémios e publicação de entrevista com os vencedores:* 03/2021 *no blog do PNC da ESJP: http://pncesjp.blogs.sapo.pt

Artigo 6- Procedimento do concurso

As inscrições devem ser efetuadas enviando a ficha de inscrição, a declaração de autorização do Encarregado de Educação e o vídeo/ a curta-metragem para o seguinte endereço de email: bibliotecaescolar.esjp@gmail.com

2. A ficha de inscrição e a declaração de autorização do EE estarão disponíveis na equipa da plataforma Teams “Tempo para voar… sem sair do lugar” da ESJP e na Biblioteca escolar.

3. Os concorrentes deverão certificar-se de que a sua inscrição foi recebida com sucesso, devendo solicitar uma confirmação por e-mail por parte da organização, através do endereço: bibliotecaescolar.esjp@gmail.com

Artigo 7 – Aceitação dos vídeos/ curtas-metragens a concurso

A equipa PNC da ESJP fará uma avaliação dos vídeos/ curtas-metragens submetidos, garantindo que o seu conteúdo se adequa a uma iniciativa promovida em ambiente escolar e que cumpre os requisitos mencionados nos artigos anteriores.

Os vídeos/ curtas-metragens que cumpram todos requisitos serão publicados para visualização e votação no blog do PNC da ESJP.

Artigo 8 – Votação para eleição do melhor vídeo/ curtas-metragem

§ O Júri equipa PNC reunirá entre 01/02 e 26/02/2021 para deliberação.

§ A votação decorrerá no mesmo período, no blog do PNC da ESJP.

§ Toda a comunidade escolar poderá votar, valorizando a criatividade, a originalidade, a mensagem e a reflexão individual e coletiva que os vídeos/ curtas-metragens poderão proporcionar.

Artigo 9 – Divulgação dos resultados

Os resultados do concurso serão divulgados no dia 01/03/2021 no blog do PNC, na equipa da plataforma Teams “Tempo para voar… sem sair do lugar” e na página da ESJP.

Os vídeos/ curtas-metragens que se apresentarem a concurso serão também exibidas na edição deste ano letivo de “Curte as curtas”, em maio.

Artigo 10 – Prémios

Serão atribuídos dois prémios, prémio do júri e prémio do público, respetivamente.

Artigo 11: Disposições Finais

Os participantes deste concurso aceitam as regras do regulamento, devendo assegurar que prestam informações verdadeiras. Tudo o que não estiver mencionado neste regulamento será decidido pela equipa do PNC da ESJP.

Qualquer questão ou dúvida deverá ser remetida para o seguinte endereço de correio electrónico: bibliotecaescolar.esjp@gmail.com

 

Sugestões para a realização do vídeo/ curta-metragem:

Ao trabalhar em grupo:

-Pensar na compatibilidade de horários para trabalhar em grupo. Reunir e falar sobre o projeto;

§ Reconhecer as competências de cada um, para imaginar, construir e filmar a história;

 

Ideias/ temas:

§ Pensar sobre as mudanças que a pandemia nos obrigou a fazer no nosso dia-a-dia, desde o mês de março até agora e o que ainda poderemos ter que vir a enfrentar;

§ Façam uma pequena investigação/estudo sobre notícias da atualidade relacionadas com o tema;

§ Conversar com amigos e familiares e tomar notas sobre as mudanças nas suas vidas, sobre momentos importantes, pequenas histórias com impacto na vida dessas pessoas;

 

Cenários e Personagens:

Uma boa organização e partilha de funções são fundamentais.

Escolher espaços reais para poupar em recursos técnicos e materiais é sempre uma boa aposta.

Para preservar e proteger o nosso planeta é também importante pensar nos materiais (reutilizar objetos antigos e embalagens para construir personagens e cenários, por exemplo) e usar equipamentos (telemóveis, câmaras de filmar), de que dispõem;

Usar iluminação natural, captar sons da natureza, inventar ritmos ou músicas de acess